segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PEDAGOGIAS PARA EaD

Nesse momento de transformações abruptas que estão acontecendo de maneira acelerada é preciso repensar o papel das metodologias para a educação como um todo.
Em EaD, existe a ideia de três pedagogias que foram citadas em artigo escrito por Tery Anderson, e que são utilizadas: o Behaviorismo (Cognitivismo); o Sócioconstrutivismo e o Conectivismo.
No behaviorismo o professor é o centro das atenções, é instrutor e controla, sendo que o aluno tem consultas individuais com o professor.
O sóciocosntrutivismo expõe a ideia do trabalho em grupo, em conjunto. Há uma maior interação social e o professor torna-se mais um guia que um instrutor.
O  conectivismo explora o uso das redes sociais, sendo capaz de encontrar e aplicar o conhecimento onde e quando necessário, com interações periféricas e emergentes na rede.
É bom lembrar que podemos utilizar as três metodologias como referência, aproveitando o cada uma pode oferecer de melhor no processo de aprendizagem.

2 comentários:

  1. Olá, Matheus!
    Na verdade hoje não se mantem mais a postura do professor com todo o saber sendo líder único no palco do saber, mas em nenhum momento podemos descartar este ator da sal de aula porque mesmo o conectivismo, requer um direcionamento ou planejamento para que o aluno não se perca no vasto emaranhado de informações que a internet disponibiliza.
    Um abraço.
    http://melitamw.comunidades.net/

    ResponderExcluir
  2. Olá Melita!
    A orientação e o esclarecimento de dúvidas são fundamentais para evitar a evasão nos cursos EaD. O papel do professor é importantíssimo nesse aspecto. Também é fundamental que esses professores/tutores consigam de alguma maneira despertar o interesse dos alunos por coisas novas, num primeiro momento, alheias a sua realidade.
    Precisamos pensar mais como fazer isso.
    Obrigado pelos seus comentários.
    Abraço.

    ResponderExcluir